O que nunca vamos ler em capas de revista destinadas a gestantes e mães, é que ser mãe dói, dói fundo na alma. Nunca vamos ler que aquela foto onde o bebê mama com aquele ar sereno com suas bochechas rosadas e fofas e a mãe encontra-se linda, com um sorriso angelical e super bem penteada óbvio é pura fantasia sobre a realidade materna, pra não dizer em bom português que é a maior enganação.
Primeiro que é muito sortuda a mãe que já sai do hospital amamentando, cheia de leite, o bebê mamando como um terneirinho, aderindo bem a pegada da mama. A mama não dói, não racha, não incha....o leite não empedra, não é demais nem de menos, é na quantidade certa...tudo azul, ou cor-de-rosa, depende do caso.
As mulheres "normais" padecem no paraíso mesmo, o leite não desce, quando desce, desce demais...empedra. Quando isso acontece, o bebê que era faminto, de repente para de mamar. Você acorda ele, implora e ele ali, naquele sono de rei e nada. Como uma louca, você corre para o telefone e pede uma tele daquelas bombinhas de leite pra ajudar na ordenha.....ledo engano, isso só aumentará sua produção de leite, sem dizer que dói pra caramba essa engenhoca medonha.
É minhas amigas, e o sono?? ahhh o sono é tipo psicopata de filme de serial killer: PICADINHO. Qual mãe já não pensou: meu closet por uma noite inteira de sono!!O sono é tanto que nem de escovar os dentes você lembra mais, cabelo então....que cabelo?? se pentear já é lucro, ir no salão, afff pra quê??
Sem falar que o sono, opsss a falta dele faz qualquer ser humano pirar. A paciência vai a limite zero, pobre do marido ou de quem for mais próximo a essa mãe. Nem fome a gente sente, tamanho mau humor. Falando em falta de sono, má alimentação, mau humor.....adivinha o que tudo isso atinge?? o leite! Com isso voltamos lá para o problema da mamada....viram???? é um círculo vicioso, uma coisa puxa a outra.
Eu não quero dizer que TUDO isso não valha a pena, ÓBVIO que vale, ser mãe é algo inexplicável, um sentimento de amor maior que tudo nesse mundo, mas precisava desabafar sobre a realidade. Estou cansada de abrir revistas e matérias sobre a "magia da maternidade" que é puro conto de fadas, é balela pra emocionar futuras mães, pais, avós....Por isso algumas mulheres se sintam tão despreparadas quando tem que realmente colocar a mão na massa e lidar com todas essas situações, porque a teoria e a prática são totalmente avessas.
Não quero tirar o brilho desse momento, o encantamento das matérias sobre a maternidade, mas vamos dismistificar algumas coisas. Vamos dizer que amamentar é lindo sim, importante, óbvio, mas que nem sempre dá certo.....que dói, que incomoda muitas mães, que pedir ajuda cedo, logo que tiver dificuldade é a melhor coisa a fazer. Vamos falar no assunto, que o leite impedra sim, que dói demais quando isso acontece sim, que existem profissionais que vão até as casas e "ensinam" o bebê e a mãe a se conhecerem, a escolherem a melhor posição na hora da amamentação.
E também vamos dizer que se tudo que foi tentado não der certo ok, você continua sendo ótima mãe, que o bebê vai criar vínculo com você sim e que ser mãe é isso, que você passou a ser mãe mas não deixou de ser GENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário