terça-feira, 17 de abril de 2012

Branca de Neve

Por Daniela C

Final de semana passado fomos ao casamento de um casal de amigos. Levei minha pequena de quase três aninhos, e ela deu um show, de dois atos. O primeiro ato foi a trabalheira sem fim, pega a menina que está correndo para onde não deve, que está derrubando os enfeites das mesa, que está chorando enquanto o padre fala, que não quer comer, que sujou o vestido inteiro de pólen daquelas florzinhas amarelas de mato: foi para o jardim, recolheu umas vinte e fez um buquê para ela mesma, imitando a noiva.

O segundo ato do show foi sua fascinação pela Branca de Neve, digo, a noiva. A menina passou o casamento inteiro completamente hipnotizada pela mesma. Não tirava os olhos dela, a seguia para onde fosse, e apaixonada dava a mãozinha para ela e não queria largar. Da igreja até a festa fomos de ônibus, e ela passou a viagem inteira berrando que queria ver a B.d.N.!

Mas isso me preocupa. Meninas gostarem de princesa é meio que uma lavagem cerebral cultural criada por nós mesmos, os pais. Meu marido um dia inventou de chegar de uma viagem com um daqueles dvds de princesa. A partir daí comecei a notar como os estímulos estão em todos os lugares, nas estampas das roupas, nos desenhos dos brinquedos, naqueles vestidinhos de fantasia que todas as amiguinhas já têm e na televisão. Desde pequenas as meninas aprendem que tem que ser femininas, gostar de rosas, serem boazinhas e lindas, de cabelo comprido, magrinhas e roupas encantadoras.

Será que é esse o exemplo ideal para as meninas? Até hoje só fui mãe de menino, então esse universo rosa é novo para mim. Quando pequena eu adorava brincar com os meninos, competir com eles (e ganhava sempre, ao menos na natação e na arte de dar um fora quando me provocavam – era bom demais). Mas aprendi certas coisas de menina que me fazem um pouco fraca às vezes, achando que certas coisas são de homem.

Acho que às vezes ser uma menininha mais “macha” tem suas vantagens. Então já sei o que vou fazer: nada de ballet, hello kitty e festa de princesa, aniversário em casa se comemora com a liga da justiça e esporte é karatê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário