terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mãe, não me compare!


No auge dos seus sete meses, João não para mais em lugar nenhum. Por mais brinquedos diferentes que eu coloque à sua frente, ele insiste em sair do confortável canto que eu criei na sala pra ele.

Há poucos dias atrás ele começou a engatinhar e há três dias já sobe e fica de pé em todo lugar que encontre apoio. Domingo, abaixamos o estrado do berço dele e subimos a grade para uma posição mais segura. As grades já foram colocadas na escada novamente.

Como os filhos são diferentes. A Duda começou a engatinhar com 11 meses; o João com sete. Ela sempre acorda com pouco ou nada de humor; ele acorda sempre sorrindo e feliz. Ela só foi dormir a noite toda com dois anos; ele já dorme até às 6hs da manhã direto, com raras chamadinhas rápidas que são resolvidas somente com o bico. João deu baile já na primeira noite na maternidade. Maria dormiu a noite toda. Maria nunca deixou escorrer uma baba se quer de sua boca; já o João é o maior babão.

Com tantas diferenças entre irmãos de sangue e que convivem nas mesmas condições, só posso reafirmar a tese que cada bebê adquire suas habilidades dentro do seu tempo, não podemos ficar ansiosos comparando nosso filho com o do vizinho. Temos sim, que oferecer um ambiente propício para que ele se desenvolva corretamente e que o estimule a avançar e crescer de forma saudável e segura.

Outra novidade, também desta última semana foi que João começou a balbuciar palavrinhas do tipo, baba, tata, mama, nana... Coisa mais fofa, querendo falar.

E, apesar de já engatinhar, se levantar, comer feijão com arroz, carne, cacetinho e outras várias coisas, ele ainda não criou nenhum dentinho.

Se, sem dente nenhum ele já come tudo isso, imagina o que ele não vai fazer quando tiver dois dentes como aliado.

 

 O chão duro da sala é muito mais interessante.

 Meu guri aventureito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário