quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A fonte está secando

João está prestes a completar 6 meses e o meu leite parece estar chegando ao fim. Até os 4 meses, amamentei exclusivamente no peito, mas como o João teve uma bronquiolite aos 3 meses, ele perdeu peso, ou melhor, não adquiriu quase nada de um mês para o outro, por isso fui orientada a dar complemento pra ele. Até duas semanas atrás, o João tomava uma, ou no máximo duas mamadeiras por dia, dependendo do que eu produzia ou deixava de produzir de leite.
A Maria mamou até 1 ano, não aceitava leite nenhum, por isso nunca soube o que era dar leite industrializado, tampouco sabia da constipação que eles causam nos bebês. A sorte do João foi que ele não precisou tomar só leite de lata, pelo menos até agora, caso contrário, ele estaria literalmente entupido. O leite do peito tem ajudado a soltar mais o intestino dele.
Mas como a fonte de leite da mamãe está secando, estou aflita em ter que dar só mamadeira pra ele. Dá uma pontinha de culpa, apesar de ver que ele adora seu leitão, porque o meu leite eu chamo de leitinho, já o leite de lata é um verdadeiro leitão mesmo, quando o João toma eu vejo que ele fica estufado, como se estivesse ido a uma churrascaria e comido muito.
Voltando a constipação, mesmo eu revezando leite do peito com as mamadeiras, ele chegava a ficar três dias sem fazer cocô, nos últimos dias seu cocô já estava ficando duro. Esse foi um dos motivos para eu introduzir a papinha de frutas aos cinco meses, sabia que as fibras das frutas iriam ajudar muito. Realmente resolveu o problema de intestino preso do João, ele voltou a fazer seu cocozinho diário. Pobres dos bebês que não tem outra alternativa senão tomar leite industrializado desde o nascimento, mais pena ainda eu tenho das mães que não conseguem amamentar e ainda tem que ver seus filhos trancados, 2, 3 até 5 dias sem fazer cocô. Mãe feliz é mãe que troca fralda suja, bem recheada, todo dia.


5 comentários:

  1. Que engraçado. Eu sempre falo isso, que ser mãe é comemorar puns e cocôs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, graças a Deus o João tá regularizado nos cocôs, mas eu não aguentava ver o guri trancado. Fazia chá de ameixa pra ele e nada, só quando começou as frutinhas é q melhorou. Agora é felicidade todo dia, mais de uma vez por dia. Assim que é bom.

      Excluir
  2. escrevi e perdi, mas vamos lá de novo... não deixe de amamentar, a dica foi da pediatra dos meus filhos e sempre funcionou, tomar 2 copões de água minutos antes e levantar as pernas ao amamentar. Minha menina amamentei até 1 ano e 1 mês e o menino até 1 ano e 2. Vale a pena tentar, é mágico, além do benefício da saúde. Tente, vale a pena! bjoo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada openid pela participação. Sim, estou tomando bastante água para ajudar. Mas fiquei feliz ontem porque notei que estava com bastante leite, tanto que ele tomou só 100ml de mamadeira como complemento. Notei que tem dias que tenho mais, em outros, menos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, achei q tinha assinado... Sim, a amamentação tem muito a ver com o todo, se estamos bem, se estamos agitadas, se o lar está harmonizado... Se queremos muito, nosso corpo responde, nem dê o complemento, veja se ele dormir a noite toda é pq já foi o suficiente, nosso leite é muito mais "nutritivo" q o leite em pó. Suerte! bjooo dudy - www.precisofalar.com.br

      Excluir