sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Observações capilares importantes (para bebês de 2 a 3 meses)

por Ana Emília Cardoso

Alguns bebês nascem carecas, outros com uma peruca como a do Silvio Santos (caso do filho da minha manicure Luana), outros com algum cabelo que cai e lhes deixa com entradas e cabelos novos e velhos misturados. Adivinha qual o caso da minha bebê? Quem apostou na complexa mistura, acertou.

Em torno dos dois meses os bebês, além de estarem gordinhos em função do nosso leite, quase uma manteiga, cabe ressaltar, passam a apresentar umas casquinhas na cabeça. Eu chamo de carepinha, mas os médicos dizem dermatite seborréica. E aí você fica com uma vontade terrível de passar a unha, coçar um pouquinho, tirar logo tudo, na verdade. Mas, veja bem, se a gente coça, machuca o bebê. Então temos que lutar contra essa gana gigantesca.

Eu já fiz de tudo, confesso. Menos lavar com shampoo anti-caspa, como fez uma pessoa muito chegada a mim e que me garantiu que é sucesso. Tentei passar óleo Johnson's dez minutos antes do banho. Olha, o cabelo FICA um meleca, não importa o quanto você lave e enxague depois. Eu estava usando o lava-babies da Turma da Mônica nessa época. O ruim do óleo é que o que não sai no banho, sai muito fácil com a unha enquanto você amamenta. Ou seja: é horrível porque cataliza a vontade de coçar, tornando quase impossível não roçar a unha ali.

Minha pediatra sugeriu Cetrilan líquido. Ela ama Cetrilan. Sabonete, pomada, tudo. Eu usei e foi MEIO bom, porque o cabelo ficou opaco. Aí voltei a usar o shampoo cabeça-pé Johnson's, aquele cor de gelatina tuti-fruti, na cabeça. Saiu muito.

Ontem fui ao cinema com umas amigas no projeto CineMaterna (aliás, o máximo, mas assunto para OUTRO post) e ganhei um shampoo cabeça-pé da Natura (mamãe e bebê). Eu devo ser a única pessoa alérgica a produtos dessa linha no mundo, mas TESTEI em prol da bela cabeleira castanho-loiro-laranjinha da minha pequena Aurora.

Adorei. Com base nisso tudo, nessa peregrinação pelas marcas e sugestões anti-cascões pueris, descobri uma coisa: cabelo de bebê é quase igual ao de adulto, fica sem brilho, assimétrico, cola na cabeça e perde todo o charme se a gente não variar o shampoo. Será que existe algum Kérastase para babies?

Hoje acordei assim, meio Michel Teló, meio Neymar.

Um comentário:

  1. Que linda!e a Anita? não vi mais textos falando dela...adoro o blog, parabéns!

    ResponderExcluir