segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A tal privacidade

Por Caroline Bittencourt

Eu juro que queria ser mais assídua por aqui. As pessoas me cobram, eu me cobro. Assunto não falta, muita coisa renderia posts interessantes.

O problema é outro: deixo de transformar a rotina em textos porque meus rebentos me policiam. Se dependesse deles, eu teria que submeter tudo à aprovação prévia dos envolvidos antes de publicar. Aliás, o mesmo acontece em relação a fotos no facebook, eles sempre reclamam (“to com cara de sono/louco(a)/idiota”, “olha meu nariz/cabelo/roupa” etc) e dizem que eu não perguntei SE PODIA. Como assim? Desde quando filho determina o que a mãe pode ou deixa de poder?

Eis o X da questão: a privacidade dos filhos. Chega um momento em que os pais deixam de poder expor o que bem entendem em relação à vida dos pimpolhos. Aliás, referir-se a eles como pimpolhos, pitocos, filhotes e afins já passa a ser um problema, um micão (ops, falar “mico” também é mico).

Bons tempos aqueles em que era possível contar pra todo mundo cada detalhezinho, mostrar milhões de fotos, debater publicamente sobre o hábitos alimentares e intestinais, as frases engraçadas, as perguntas desconcertantes, as descobertas diárias...

Quando os meus eram pequenos, não existiam redes sociais (a Mari nasceu em 94, na era pré-internet; o Lucca nasceu em 2001, o Orkut em 2004), então a exposição tinha proporções mais modestas. Eu carregava álbuns de fotos na bolsa pra mostrar a quem encontrasse e parava por aí.

Minhas colegas de blog têm filhos pequenos que nem sonham que suas vidinhas estão sendo contadas por aqui. Meu conselho é: contem tudo que puderem enquanto dá, gurias, porque Anita, Aurora, Duda, João, Betina, Nassif, Pedro e Alexia um dia chegarão por trás de vocês no computador dizendo o que o Lucca acabou de me dizer: “Manhê, o que tu ta escrevendo aí no blog? Deixa eu ler antes, hein!”

2 comentários:

  1. Está coberta de razão, Carol. Sabe que a Anita já briga com as coisas que eu escrevo. Mas, como ela é muito vaidosa e exibidinha, no fundo, eu sei que ela gosta. Bom, agora tem até seu próprio tumblr...

    ResponderExcluir
  2. Adorei Carol!! Me diverti lendo hahahaha mas penso que Betina seguirá os passos da Anita, pois no auge dos seus 3 anos quando clicada já manda: coloca no MEU face hahahaha

    ResponderExcluir