domingo, 23 de setembro de 2012

Volta às aulas - talvez um pouquinho atrasado :-)

Quando é verão na Europa (do Norte, onde eu moro), a gente fica desesperado, mas adora. Dá pra sair de férias, ver o mar, o sol às vezes, curtir uma temperatura acima dos 10 graus.... Mas porque o verão é um acontecimento raro, as férias são muito longas, indo do final de junho ao final de agosto. Pra quem trabalha é um problema: o que fazer com os filhos em casa?

Meu problema de ter filho em casa nas longas férias sempre foi resolvido de uma maneira conveniente: o Pe ia todo julho para a casa do pai, por um mês. Depois que a Alexia nasceu, tivemos o primeiro ano com a Babá Isa em casa (eu já de volta ao trabalho), e depois aqui em Lux ela ficava na creche, que só fecha umas duas semaninhas por ano. Com isso, eu sempre pude trabalhar sem problemas e, quando decidia viajar para algum lugar, levava um dos dois - ou os dois - comigo, e pronto.

Mas agora tudo mudou (eu adoro mudanças e a minha vida é cheia delas, mas eu vou ficando mais velha e perdendo minha capacidade de me adaptar a elas  - vocês também?). Bem, o que acontece é que agora a A. começou a escola de verdade.... E com isso um monte de problemas de logística e tempo.

Tudo começou há três semanas, quando ela foi para a adaptação. Saída da creche, ela encontrou um ambiente totalmente novo, numa escola beeeem maior (é a mesma do Pe e vai até o ultimo ano da high school). A classe tem 18 alunos e 3 professores. Na primeira semana a escola só foi até o meio-dia, o que me criou um problemão: como ir busca-la? Já usei todas as minhas férias do ano, e justo naquela semana tive que viajar a trabalho por dois dias. Meu marido também não podia ficar saindo todo meio-dia... Então a solução encontrada foi escalar todas as minhas amigas para busca-la na escola e ficar com ela até as 15hs, quando a minha babá chega em casa. Pobrezinha! Primeira semana na escola e a coitadinha nunca sabia que rosto iria espera-la na saída. Juro que foi super traumático (mais pra mim do que pra ela, suspeito).

Na semana seguinte a escola voltou ao horário normal, das 8:20 as 15:20. Só que as quartas-feiras a escola acaba às 12:20, e nisso eu tive que inscreve-la para o "after school care". Tem uma mulher que fica cuidando das crianças na escola mesmo, elas brincam, comem o almoço (que eu tenho que mandar na lancheira, de casa, e na primeira semana esqueci, e foi um deus nos acuda) e esperam até o horário que os pais definirem. No meu caso até as 15:20, porque aí a babá vai busca-la, e traz ela e o Pe para casa.

Até aí tudo bem, se não fosse outro problema. Entre agora até o final de junho 2013 - quando entra em férias de novo - a escola terá 35 dias sem aula!!! Isso porque na Europa as escolas funcionam por trimestre. No meio e no final de cada trimestre as crianças tem uma semaninha de férias, e mais duas semanas na época do Natal e da Páscoa. É muito complicado. Se vc trabalha, como é que consegue tirar 37 dias de férias mais 60 dias no verão para ficar com seus filhos em casa? E se vc não tem avós por perto, como faz? Juro, é um inferno de complicado. Quem sofre? A carreira da mãe, né? Se vc não trabalha todos os seus problemas estão resolvidos nesse aspecto.

Existem soluções, como clubinhos de verão/esporte, pagar uma babá, despachar para os avós, etc. Eu ainda estou vendo qual será a minha saída para os 97 (!!!) dias de ferias da A. Com o Pe não há problema: aos 13, quase 14, ele pode ficar sozinho em casa na boa (e normalmente eu o mando para clubinhos de esportes), mas com a pequenina eu tenho um desafio absurdo para resolver ao longo desse ano. Depois conto para vocês a solução.

E boa volta às aulas!!


Um comentário:

  1. Ai Dani, que coisa. Ninguém me avisou que seria impossível trabalhar e ter filhos quando a gente crescesse!

    ResponderExcluir