sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Quando o bebê só quer dormir de bruços

João agora só quer saber de dormir de bruços. Mês passado, na consulta com a pediatra, comentei sobre essa preferência que o João tem desde o 5º mês de vida, e ela me alertou que eu deveria desvirá-lo sempre que visse, principalmente porque naquela época ele ainda não conseguia se desvirar sozinho. Mas isso é coisa do passado.
Hoje, João vira e desvira com muita facilidade. Mas até que eles aprendam a se desvirar sozinhos, temos que seguir a recomendação dos pediatras que é dormir de barriga para cima, para evitar sufocamentos.
Antes de ele aprender a se desvirar, já tinha tirado os protetores de berço, que também não são recomendados pelo mesmo motivo. Notei que, várias vezes durante a madrugada, ele acabou acordando por tentar se virar ou desvirar, mas era impedido pelo protetor de berço. Peguei também ele algumas vezes com a cara enterrada num deles.
Protetores de berço são muito lindinhos, deixam a cama do bebê com outra cara. No meu caso não abri mão de ter protetores, usei com a Maria Eduarda e com o João, nos dois casos só parei de usar quando eles começaram a se mexer e rolar pela cama. Não só pelo fato de ser perigoso, mas também porque dá mais mobilidade nas piruetas noturnas. O João começou a dormir muito melhor depois que seu berço ficou mais amplo e seguro. Pode dar seus giros e rolar à vontade, seu sono só é interrompido quando está com fome mesmo, e não mais por estar brigando com algum protetor de berço.
Agora os protetores de berço vão ter outra utilidade, formar barreiras para o João não se machucar com as mini quedas quando está sentado. Ele já senta e fica apoiado sozinho, mas quando tenta pegar algum brinquedo ou objeto mais longe do seu alcance; cai, pois não adquiriu equilíbrio suficiente. Mas ele já começou a perceber que pode se apoiar com as mãos, ele está tentando, apesar de que também não tem força para aguentar o seu peso.  Essa fase são de muitas descobertas e aprendizados, e o meu gurizinho está encantado com tudo ao seu redor.
Abaixo, a preferência do João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário