segunda-feira, 23 de julho de 2012

Esquentar ou não o quarto do bebê?

por Cristiane Gomes da Luz
Qual mãe que nunca teve dúvida se deixaria o ar condicionado ligado à noite toda, naqueles dias mais frios, no quarto de um filho? Confesso que isso sempre foi um dilema pra mim, principalmente agora que tenho o segundo filho, necessariamente, preciso deixar a porta do quarto de ambos fechadas à noite. Isso porque, se deixamos as portas abertas, o choro de um pode acordar o outro, aí a confusão é geral.
No entanto, nos dias de frio rigoroso, ligo o ar condicionado no quarto do João, dou um sleep de 1 ou 2 horas no máximo pra não sufocar meu bebê. Um quarto fechado com o ar condicionado ligado a noite toda é terrível, a garganta da gente parece que vai colar de tão seca que fica. Mas tem mães que não pensam dessa forma, tenho uma amiga que deixava o filho dela no quarto fechado com ar condicionado a noite toda, fizesse frio ou calor. Quando ela me comentou isso fiquei preocupada e com pena do bebê dela. Mas, cada um age como acha melhor para o seu filho.

Quando só tínhamos a Duda, até comprei uma estufa dessas portáteis, fáceis de carregar pra colocar no quarto dela, pensando que seria melhor do que deixar o ar ligado. Engano meu, assim que fui usar o produto notei que o ar do ambiente ficava pesado, muito pior que um ar condicionado. Agora, ela só é usada para aquecer o banheiro, por poucos minutos.

Sábado passado, o programa Vida e saúde fez uma matéria sobre esse assunto. Na matéria eles também falam das estufas a óleo. Não tenho essa em casa, mas gostei de saber que ela é a opção que menos resseca o ar do ambiente. E a lareira que eu achava que era a menos prejudicial, é a pior, a que queima mais oxigênio; assim como o fogão à lenha. De qualquer forma, nunca mais usamos a lareira, depois que se tem 2 filhos, fazer fogo é a última coisa que se pensa, somente para gravar a matéria é que fizemos o fogo, o que não foi fácil, pois nesse dia fazia um calor de 30 graus, enquanto o fogo queimava o ar condicionado estava ligado em 17 graus. Notem que a Duda estava de bermuda e camiseta, seu traje típico. Já no final da gravação, a Flávia (repórter) me olha apavorada e diz ´´Cris, a Duda tá de bermuda e camiseta e nós estamos gravando uma matéria de inverno!!`` Conseguimos desdobrá-la e no final verão a Duda com uma roupa apropriada, uma calça e um moletom da Branca de Neve, claro!  



Um comentário:

  1. Acabei de ver que eles acabaram não colocando a Duda com a roupa de inverno porque a filmagem toda inicial estava ela com bernuda e camiseta.

    ResponderExcluir