quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dicas para quem vai ter o primeiro bebê

por Ana Emília Cardoso

Escrevo este post para uma amiga querida que não vejo há anos e está grávida da Monique, a Michelle, minha amiga peruérrima de Curitiba.

Outro dia ela me perguntou se a Aurora mamava direito e se dormia a noite toda. Só esse assunto dá um livro... Pois bem, Mi, tenho um notícia boa e uma ruim pra ti: a boa é que os bebês dormem até 22 horas por dia. Então, se eles estiverem bem, vc vai ter muito tempo para descansar e fazer as tuas coisas desde o começo. A ruim é que este sono depende diretamente de eles estarem alimentados e felizes.

Minha primeira experiência como mãe foi meio traumática. Eu só queria amamentar a Anita de 3 em 3 horas. Ela, como consequência disso, vivia irritada. A irritação dela me estressava e a gente vivia nesse ciclo, que era cansativo para todo mundo.

Já com a Aurora eu tenho feito diferente: abriu a boca e virou a carinha pro lado, coloco para mamar. Ela é GORDA, uma BOLINHA feliz. Dorme, dorme, não chora e eu vivo tranquila, com uma bebê que quase nunca me estressa (e acaba mamando MENOS que de 3 em 3 horas, pq passa dormindo). Ah, e respondendo à sua pergunta: ela tem 40 dias e já dorme PRATICAMENTE a noite toda. Essa noite mamou às 3h30 e só acordou às 10 (eu acordei ela porque meu peito tava explodindo de leite).

A prótese de silicone não atrapalha em nada para amamentar. Quando o bebê fica muitas horas sem mamar, o peito fica muito duro e quente. A gente quase morre de calor. Eu nunca preparei o peito para amamentar, mas tem duas coisas que fazem TODA a diferença: no começo, coloque o bico do seio com a aureola na boca da criança para ela mamar direito e não te machucar E não fique trocando nunca de peito, porque o leite gordo tá no fim da mamada... então se a criança mama só um pouco em cada peito, ela só mama água e vai ficar chorando (já escrevi sobre isso aqui).

Pois é, amiga, basicamente é isso que aprendi nos últimos tempos. Você vai ver... se ela mamar direito e dormir bastante, periga vc querer até ter outro logo logo ;)

Um beijão e bom final de gravidez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário