segunda-feira, 25 de junho de 2012

Toma que o filho é teu!


Há tempos queria dizer que o nome deste blog combina muito com o que vivemos hoje .

Antigamente, as avós eram aquelas mulheres submissas e donas-de-casa meeeesmo!!! Hoje, as donas-de-casa são mais modernas, têm empregadas que as ajudam, andam bem vestidas, são antenadas em tudo, não perdem em matéria de vivência para nenhuma mulher que trabalha fora. Tá bom, na conta bancária a dona-de-casa perde, mas nada que um bom cartão de crédito do marido não resolva, até porque merecemos um cartão com um limite bem alto, por tratra-se de um cargo de extrema relevância, criar e educar um filho é só para quem tem cargo de confiança, ou seja a mãe.

Voltando às nossas vovós, cuidar dos netinhos era tarefa praticamente obrigatória, muitos de nós passamos mais tempo com nossas avós do que com nossa própria mãe, mas não era por falta de amor de mãe, era excesso de amor de vó mesmo.

Foi-se o tempo da vovó fazendo bolinho de chuva, de óculos sentada na cadeira de balanço fazendo tricôt. As avós de hoje não tem nada daquilo de antigamente. Cabelos brancos, rugas, insegurança e submissão, são coisas do passado. Hoje, as avós são vaidosas, trabalham fora, tem seus compromissos. E isso não é uma crítica, elas estão certas. Seus filhos já estão criados, e muito bem por sinal. Foram mães em tempo integral, esfregavam fraldas no tanque, máquina de lavar era luxo na época, assim como fraldas descartáveis. A grande maioria não tinha empregada doméstica, além de cuidar dos filhos tinham que cuidar de todos os afazeres da casa. Apesar de às vezes ficar chateada, não condeno minha mãe, que hoje, só quer saber de curtir a vida ao lado do meu pai, além de estar sempre envolvida em novos projetos de decoração, dificilmente sobra tempo para passar uma tarde com os netos. Eles curtem muito seus netos, mas ´´quem pariu que embale``.

Claro que tem as exceções, ainda existe vó à moda antiga, mas isso é raro. Assim como é raro um pai que não seja uma verdadeira mãe. Se as avós de hoje, não são como as de antigamente, os pais também não. Os pais da geração passada, que hoje são avós nunca trocaram uma fralda, eu falo isso pelo meu pai, hoje ele me vê cuidando dos meus filhos e fica assombrado de como eu dou conta ´´sozinha`` (meu marido é uma mãe, ajuda em tudo). Meu pai chega a se culpar por não ter ajudado minha mãe em nada, nunca deu um banho, acordou de madrugada, trocou fralda, mas era uma questão cultural; o homem trabalhava fora e trazia o dinheiro e a esposa cuidava da casa e dos filhos e; portanto, a tarefa de cuidar dos filhos era única e exclusivamente da mulher.

Ainda bem que as coisas mudaram. Os pais de hoje são realmente muito dedicados. Não lembro de ouvir de alguma amiga-mãe reclamando do marido nesse sentido, pelo contrário, todas são só elogios. Na nova geração de pais, desconheço algum que não saiba trocar uma fralda. Os pais de hoje são as avós de ontem.

Um comentário: