quarta-feira, 6 de junho de 2012

Desligue a televisão!


   Muitas são as teorias sobre o que é certo e errado na criação dos filhos. Nós pais, estamos sempre tentando acertar. Eu, por exemplo, sempre que me deparo com alguma dificuldade, me questiono se estou agindo certo.
  Por isso, sempre que tenho dúvidas, procuro nossa psicóloga de plantão, a Solanger, especializada em educação infantil para me orientar e me mostrar como agir perante algumas situações.
   A primeira vez que procurei a Solanger, foi quando a Duda tinha apenas dois meses de idade. Como pais de primeira viagem, queríamos saber porque a duda chorava tanto, principalmente à noite. A Solanger é uma espécie de ´´Encantadora de Bebês brasileira``, foi assim que ela nos foi apresentada.
  Os segredos de uma Encantadora de Bebês é um livro bastante conhecido, que contém orientações preciosas da enfermeira Tracy Hogg, especializada em maternidade e recém-nascidos, exerce essa função há mais de 20 anos, tendo já trabalhado com mais de 5 mil bebês.
   Nossa ´´Encantadora de Bebês`` marcou em minha casa num dia de semana normal, à tardinha. Chegando, ela se deparou com a Duda em frente à televisão, assistindo Brasil Urgente. Gentilmente, ela pediu para que eu desligasse a TV, explicando que não estava certo um bebê de dois meses, que mal tem sua visão completamente formada, estar assistindo a notícias de assassinato, estupro, tiroteio, perseguições etc. Por mais que a criança não entenda, aquilo tudo é muito pesado pra ela. Tão óbvio e eu não percebia.
  A ordem era, nada de televisão na frente do bebê. Muito menos programas policiais ou de violência. Talvez um Discovery Kids, no máximo. Digeri com dificuldade essa regra, eu que sempre fui movida à televisão.
  Depois, ela nos questionou sobre o horário que a Duda ia pra cama.  Respondi na maior cara deslavada: ´´Lá pela meia noite quando também vamos deitar``.  ´´Então quer dizer que a Duda fica vendo o jornal, a novela, Big Brother, corujão, tudo com vocês? Realmente, a Duda tem bastante motivos para chorar``, respondeu.
  Dali pra frente se viu muito Discovery Kids na nossa casa.
  O João teve mais sorte, agora com pais mais experientes, e ele não precisa ficar vendo o Datena com a mamãe, no máximo um Cartoon Network com a mana ou um futebolzinho com o pai.  

  Solanger compareceu outras tantas vezes na nossa casa, mas por outros motivos, que contarei no próximo post.

2 comentários: