sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sono, mamadas, choro e outros assuntos do primeiro mês

por Ana Emília Cardoso

Eu fico de cara com a rapidez que um bebê passa de um estado de histeria plena para o sono profundo. Agora mesmo, eu tava tomando banho. Desde ontem havia resquícios de leite vomitado no meu pescoço, então, botei a Aurora, que tirou o dia pra ficar acordada, no bebê-conforto e levei-a ao banheiro. Com chupeta e sem funchicórea (que pqp não existe mais).

No começo ela ficou me olhando com carinha gorda de quem ganhou dois quilos nas últimas três semanas. Assim que eu molhei o cabelo, abriu um berreiro e ficou vermelha. Sai do box, molhei todo o banheiro e recoloquei a chupeta na sua boca. Ela fechou os olhos e dormiu, no mesmo instante. Vai entender!

Ontem ela completou um mês. Continua dormindo bastante e acordando pra mamar meia-noite, duas (às vezes), quatro e seis. É punk, mas o moisés está grudado na minha cama e eu nem levanto se não tiver que trocá-la, ou seja, se eu não ouvir aquele som estrondoso de cocô explosivo de recém-nascido. O lado bom é que dorme até as 9h30 ou 10 depois. E eu, idem.

Na maioria dos dias, eu não reclamo, tá tudo certo. Mas, sei lá, hoje eu to cansada. Podre, na verdade. Já emagreci muitos quilos. Nas duas últimas noites, ela teve umas crises de choro e foi difícil fazê-la dormir. O resultado sinistro disso é que meu leite diminui e eu não posso resolver tudo no peito, como manda a cartilha da livre-demanda.

Eu sei que de agora em diante ela vai ficar cada vez mais acordada. Com a Anita era assim: eu estimulava tanto a pobre criatura com aqueles brinquedinhos da Frisher&Price que ela não tinha e nem me dava sossego. Agitava o dia todo, eu ficava exausta e de noite, ela dormia. Claro que tava errado, porque os bebês cansam só de acordar, trocar a fralda, mamar e olhar pra parede (segundo a Cris aqui do blog), imagina com aquele intensivão de atividades que eu promovia.

Eu fazia ela dormir lá pelas 19 hs. Quando meu marido chegava do trabalho, ela já estava dormindo, e eu ficava só reclamando que tava cansada. Ele não me entendia, imaginava que ela era sempre calminha e dorminhoca. A Aurora tem sido o oposto, de tarde é calma e dá umas reclamadas lá pelas 21, bem na hora que ele está. Não passo por louca, pelo menos. É impossível fazê-la dormir tão cedo e tão pesado com a Anita interagindo e competindo por atenção o tempo todo.

Hoje eu tava lendo o site da Revista Crescer e o artigo mais lido “Quando meu filho vai domir a noite toda?” tinha umas dicas bem curiosas do tipo: não coloque o bebê-conforto em cima da máquina de lavar. O.o

É claro que eu não vejo a hora de dormir melhor. O cansaço é cumulativo e agora to começando a senti-lo chegar. O pior é que como os bebês são randômicos – um dia choram, outro não, um dia dormem um monte, outro fazem ronda noturna – não consigo nem imaginar quando vou tirar este atraso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário