quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um dia melhor


Não deve ser fácil ser bebê. Ser carregado de um lado para o outro, ainda que no colo de quem ele mais gosta, sem ser perguntado se quer ir pra lá ou pra cá. Tira a roupa, põe a roupa, puxa o braço, levanta o quadril, põe a fralda...

Depois disso, o bebê é colocado num carrinho, no berço ou numa cadeirinha, de balanço ou não, e fica ali paradinho por alguns minutos ou até horas, olhando para o que está à sua frente. Por sorte, o colocarão em frente à algo que lhe seja interessante.

Eu, que sempre tive pena dos bebês por suas condições de inamovibilidade, procuro deixar o meu o mais confortável e feliz possível, me coloco em seu lugar e posiciono ele sempre em frente a algo que lhe agrade e que torne seu momento menos monótono.

Talvez seja por isso que eu o pego tanto no colo, fico com pena de ver ele sem ter o que fazer, aí caminhamos pela casa, damos uma volta na rua, conversamos muito, tudo para deixar seu dia mais animado.

Deve ser muito chato não poder caminhar, correr, falar e pedir o que quer. E se o bebê está doente então! É pena redobrada. O João está com tosse e nariz congestionado. O pobrezinho chega a se assustar com a tosse. Imagina o que passa na cabecinha deles? O que está acontecendo comigo? Porque minha mãe não faz nada? Não consigo respirar direito!

Por isso, não vejo a hora de ver o João maiorzinho, querendo pegar tudo o que vê; engatinhando, se deslocando para todos os lugares, me dando muito trabalho.

Quero correr atrás dele, dizer que ele não pode enfiar tudo na boca, brigar com ele quando puxar o cabelo da irmã, rir das trapalhadas e da bagunça que ele fizer.

Falta pouco pra tudo isso se tornar realidade. Hoje ele ameaçou pegar o brinquedo pendurado no móbile, e que está ali à sua frente há mais de três meses. Acho que mais alguns dias, e ele começa os trabalhos de bagunça e descobertas do mundo, e o meu sentimento de pena vai dar lugar à saudade de ver ele quietinho se comunicando comigo só pelo olhar. Mesmo assim, vou estar realizada de ver ele brincando feliz.

Um comentário: