sexta-feira, 8 de junho de 2012

A difícil arte da amamentação

Lendo o post da Ana Emília sobre dar o NAN me deparei com o único problema real e importante que tive ao ter a Betina: amamentação!! Sim, porque temos outros probleminhas, claro....choro sem motivo aparente, cocô durinho ou falta dele ocasionando cólicas....enfim, mas comigo o perrengue mesmo foi na amamentação.

Ganhei a Betina à noite e logo que ela nasceu a pediatra já colocou ela no meu peito e ela nada. Fechou a boquinha e berrou, berrou muito e não quis saber. Vendo minha ansiedade, pois escutava casos dos bebês que saíam mamando da sala de parto, ela me disse: calma mãe, ela deve estar com reserva, é normal. Fui para o quarto, passei a noite em claro só admirando a cria que dormia feito um anjo, nem tchum pra mãe dela ali desesperada pra que ela pedisse mamá.

E assim foi no outro dia, e no outro, ela simplesmente não queria saber do peito. Até que a enfermeira veio, me ajudou, o colostro saía ralinho, colocávamos ela no peito e a danada nada, chorava e não sugava. Aí, depois de muito conversa com a enfermeira, ela me convenceu a dar o complemento no copinho, pois ela tinha que se alimentar, óbvio! Meu Deus, lembro como se fosse hoje, ela tomando leite naquele copinho e eu chorando, não podia nem olhar....me sentia incapaz, uma droga de mãe. Tive muita sorte, as enfermeiras que me rodiavam eram demais de queridas, atenciosas, parceiras mesmo. Elas vinham, me acarinhavam, me consolavam. Mas não adiantava...EU queria amamentá-la!

Até que no último dia no hospital ela resolveu "pegar" o peito, nossa fui ao céu! Ela sugou, sugou e não saía leite. Ela deve ter ficado uns 30min naquela luta para mamar e nada.....era março, um calor de rachar, a cabecinha vermelha e suada....de novo as enfermeiras e a pediatra me acalmaram: calma mãe, é assim mesmo, agora que ela pegou, só vai!! Fui pra casa toda "equipada" com protetores de mamilo, bombinha pra tirar leite, mil instruções na cabeça e um único desejo: amamentar. Nessas alturas do campeonato, ela já berrava de fome, ficava braba, pulava no meu colo feito pipoca. Colocava ela no peito, ela sugava, sugava e NADA! Meu Deus, que sofrimento. Ela chorava, eu chorava junto....um stress, uma agonia. Até que no seu sétimo dia de vida, veio a sentença da pediatra: ela precisa do complemento urgente, já perdeu muito peso e não pode perder mais! Mais uma vez me senti péssima, horrorosa, incapaz de cuidar da minha filha, foi desesperador.

Fui pra casa, fiz aquela mamadeira contrariando todas minhas expectativas e crenças. Ela mamou desesperada, pobre anjinho, faminta! Depois disso, ela começou a ganhar peso e eu me convencia pouco a pouco dessa condição de não amamentar. O que mais me rasgava o coração era assistir propagandas e ler reportagens sobre a importância da amamentação para o vínculo mãe/bebê. Que amamentar era o mais sublime ato de amor e por aí vai.....isso mexia demais comigo, chorava muito lendo e ouvindo essas coisas.
Uma vez no aniversário do meu afilhado, a Betina tinha 2 meses, fui preparar a mamadeira dela e tal, quando coloco na boquinha dela, ouço alguém me chamar, alto, quase gritando: Sabrina, não acredito que tu vai colocar essa borracha na boca de um bebê desse tamanho!! Olha, naquele dia, sei lá o que me segurou, penso que foi a minha filha que estava no meu colo, que não mandei aquela sem noção pro lugar que ela merece!! As pessoas são desinformadas e crueis, o ser humano quando quer, consegue ser a pior das espécies. Não respondi nada, mas meu silêncio falou tudo.

Mas como comentei com a Ana Emília num e-mail que trocamos, uso sempre esse pensamento pra essa situação: como Deus é generoso, a natureza é sábia e minha filha é especial, porque em resposta a todos meus medos e angústias, ela só mamava comigo, só aceitava a mamadeira se fosse dada por mim. Dessa maneira eu tive certeza que o nosso vínculo estava intacto e que nossa ligação seria eterna!

10 comentários:

  1. Obrigada amiga!! Foi uma época bem conturbada...mas passou!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Sabrina, tenho um livro sobre massagens indianas em bebes que fala que o leite sacia a fome, mas é o contato de pele que realmente cria o vínculo de amor. A criança só fica feliz se a gente faz carinho e massagem nela, o leite é só um detalhe. Bj

    ResponderExcluir
  3. Sabe Ana que uma vez até escrevi um mail pro Vida e Saúde pras gurias fazerem uma reportagem sobre isso, sobre como se sentem as mães que não conseguem amamentar. Porque as pessoas te olham como se tu estivesse dando veneno pra criança e não mamadeira! Hoje tb penso assim, que o meu contato com ela foi de puro amor e entrega, amamentando ou não.....mas penso nas "novas" mamães que passam por isso tb! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Shantala, massagem para bebês. Mas, cuidado. Eu passei óleo na carinha dela e fui pro sol, fritei a Aurorinha... Vamos marcar um encontro e eu te empresto o livro ;)

      Excluir
    2. Sim, vamos marcar um encontro!! :)
      Bjos

      Excluir
  5. Sabrina, também tive uma experiência complicada com a amamentação. Decidi complementar já no quarto dia de vida da minha filha porque ela não parava de chorar um segundo de fome, nada de leite e eu tinha que dormir desesperadamente. Ouvi vários comentários do tipo "coitadinha". Melhor deixar passar fome, então? As pessoas não sabem o que falam. Tenho um blog também, com uma amiga, e fiz um post sobre a minha experiência: http://maerinheiradeprimeiraviagem.wordpress.com/2012/04/12/um-post-que-era-sobre-paternidade-acidental-e-virou-reflexao-sobre-aleitamento-materno/

    Beijo e tenho adorado acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  6. Sabrina, também tive uma experiência complicada com a amamentação. Decidi complementar já no quarto dia de vida da minha filha porque ela não parava de chorar um segundo de fome, nada de leite e eu tinha que dormir desesperadamente. Ouvi vários comentários do tipo "coitadinha". Melhor deixar passar fome, então? As pessoas não sabem o que falam. Tenho um blog também, com uma amiga, e fiz um post sobre a minha experiência: http://maerinheiradeprimeiraviagem.wordpress.com/2012/04/12/um-post-que-era-sobre-paternidade-acidental-e-virou-reflexao-sobre-aleitamento-materno/

    Beijo e tenho adorado acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi Melina!!
    Acessei teu blog, muito legal tua matéria!!
    Obrigada por nos acompanhar!!
    bjão

    ResponderExcluir