terça-feira, 1 de maio de 2012

Dani, que embala Alexia (e já embalou Pedro)


Quando a Ana propôs a ideia de escrever um blog de mães a minha primeira reação foi pensar: Legal! Estou dentro! Mas depois veio o pânico: vou escrever como? Que horas? Não tenho tempo para nada!

 O fato é que ser uma mãe que trabalha, e sê-lo desde os 21 anos, ás vezes me enche de inveja das pessoas que não tem filhos. Não é bizarro? Mas é assim que é.

Como a Carol, fui mãe bem cedo, aos 21. Eu sempre digo que desde que me entendo por gente eu tenho filho. Nem lembro como é não ter filho. Antes tive uns aninhos de infância (maravilhosa, por sinal), seguida uma adolescência enlouquecida, cheia daquele trio clássico que não devemos repetir para nossos filhinhos, e depois oh! Grávida! Meu querido nasceu, tudo mudou, eu mudei, cresci, ele cresceu e sou mãe de um adolescente lindo, engraçado, esportista, fofo e teimoso!

O relacionamento com o pai dele não deu certo, e eu logo antes de terminar a universidade fui começar a minha carreira. Porque não trabalhar nunca foi uma opção, mesmo que não tivesse filho...

Ser mãe é uma coisa maravilhosa (tanto que tenho dois filhotes, o teen e uma pequena de quase três anos), mas é bem difícil também. Admito que ser mãe da segunda, depois dos trinta, casada há um bom tempo, numa situação profissional estável, etc, foi bem mais fácil que o primeiro, mas ainda assim é aquela coisa de padecer no paraíso. Não idealizo a maternidade nem um pouco. Mas, não gostaria de não ser mãe – apesar de ser bem capaz de me imaginar sem filhos! Será que sou uma má mãe por pensar assim?

Minha vida é cheia de complicações boas. Sou casada com um gringo, cheio de usos e costumes diferentes. Hoje moro em Luxemburgo, e tenho que aprender francês. Há sete anos fui morar em Londres, quando meu menino tinha seis anos. Consegui voltar a trabalhar por lá, e aí depois de uns anos veio a pequenina. Na Inglaterra comecei a trabalhar no emprego meio que dos meus sonhos, consultoria de gestão, que é uma área bem dinâmica mas ao mesmo tempo puxada: muito trabalho, longas horas, chefes exigentes e super pressão. Nessa época fui a um evento da empresa e um chefão falou uma coisa que nunca mais esqueci. Ele disse: na vida existem três coisas: você, a sua família, e a sua carreira. Infelizmente você só pode ter duas.

Quando ouvi isso, fiquei pensando. Será? É isso mesmo? Pois eu acho que é por aí mesmo. É sim! E por isso meu pânico. Escrever???? Se mal tenho tempo para cuidar dos meus queridos e levar minha carreira a sério, será que ainda consigo cultivar essa dimensão só minha, de escrever? A reposta é que não sei. Não sei se vou ter tempo. Mas quero tentar. Afinal, quem tem filho tem muita estória para contar!

Então deixo para vocês uma pequena reflexão: dá para ser uma boa mãe, ter uma boa carreira e ainda ter tempo para você mesma?  Como você consegue?

Mini Perfil
Daniela C., que não gosta de contar a idade, é meio paranoica com pessoas lendo o que ela escreve na internet. É mãe do Pedro, de treze anos, e da Alexia, de quase três. É casada e mora em Luxemburgo, um paizeco entre a Bélgica, Alemanha e França. Não sabe o que é ser ela mesma sem ser mãe e não tem a menor ideia sobre um monte de coisas, mas adora experimentar de tudo, inclusive escrever. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário