sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tem tema?


Por Caroline Bittencourt


Por mais qualificada, graduada e pós-graduada que seja a mãe, é humanamente impossível dominar o conteúdo das matérias do colégio dos filhos. Parece que foi em outra vida que aprendemos aquilo tudo!

Me deparo com minha ignorância com enorme frequência, sempre que ouço “tenho tema/prova/trabalho e preciso da tua ajuda”. Pãtz!

Esses dias o Lucca teve que refazer em casa um trabalho de artes porque a professora disse que o primeiro estava SEM SENTIMENTO.

Comecei um discurso sobre a diversidade das habilidades entre as pessoas, dizendo que ninguém é bom em tudo, que a gente aprende um pouco de cada assunto no colégio pra estimular nossa cabeça e nossos interesses em várias áreas, mas que depois vamos esquecendo daquilo que não usamos mais, etc, etc, etc. Concluí com um “artes é com o teu pai, pede ajuda pra ele quando for pra lá”.

Dias depois, aparece ele com um polígrafo gigante de matemática. Expressões numéricas com parênteses, colchetes e chaves, tudo com potenciação no meio, com expoente dentro ou fora... Isso se aprende no 5° ano? Sim. E eu não lembrava de nada. Pulei fora com um “ainda bem que tu tem padastro engenheiro, chama ele ali”.

Na semana seguinte, vem ele todo feliz com o polígrafo de português. “Mãe, hoje tu vai poder me ajudar! Advogados são bons em português, né?”.  “Claro! Vamos lá!”. Começo a olhar os exercícios: monossílabos tônicos ou átonos, dígrafos, ditongo nasal, diferença entre hiato e tritongo... Coço a cabeça e admito “Lucca, pega lá a gramática porque vamos precisar de ajuda pra fazer isso aqui”.

Um comentário: