sábado, 5 de maio de 2012

Dubstep


Agora que virou adolescente, o P. acha que eu não sei de nada. Como eu também achava que meus pais não sabiam, mas eu tinha razão, oras. Já meu filho, não tem, ok? Como dizia minha mãe, enquanto ele está indo com a farinha eu já estou voltando com o bolo, e falo isso bem claro para ele. Ele ri, tirando sarro da minha cara, e eu rio de volta, com raivinha.

A moda entre os amigos dele agora para festas de aniversário é a seguinte: eles escolhem uma banda que gostam, convidam dois ou três amigos, os pais compram os ingressos e levam os moleques. Ele já foi no show do LMFAO - que eu queria ir, mas ele não deixou, falou que passaria vergonha comigo, e no fim teve que ir com os pais do amigo, que são uns dez anos mais velhos que eu, HA, HA.  Falando nisso, sabem o que quer dizer LMFAO? É, na minha época não tinha esses nomes de banda rebeldes assim...

Então. Esse final de semana ele vai no show do Skrillex, uma banda que eu nunca tinha ouvido falar. Com um nome desses fiquei imaginando algo meio metal, meio estridente, meio relax, com o logo de um grilo, sei lá. Aí perguntei para ele:

-       Filho, o que é essa banda?
-       Ah, você não sabe.
-       Ah, me fala, quero saber.
-       Mãe, você não entende! Você nun-ca ouviu falar!
-       Mas que tipo de som eles tocam? Eu sei que você gosta de pop. Inclusive, você não devia ouvir essas porcarias de pop (de vez em quando soo como meu pai, substitua o pop por “reggae de maconheiro”, “rock pesado de metaleiro esquisito” ou “isso não é música, é barulho”).
-       Eles tocam dubstep.
-       Ah, dubstep? E o que é isso?
-       Não sei.
-       Pô Pê! Você não sabe? Eu sei, seu manezinho. Sabia que seu tio tocava dub? Eu ia em um monte de show de dub....
-       É?! ( reparem na cara de espanto do meu filho)

Achei que ganhei a discussão com meu adolescente sobre quem sabe mais de ritmos musicais underground. Aí fui procurar essa banda no youtube, que na verdade é um cara só, já que meu filho se recusa a me mostrar. Achei. Não tem NADA a ver com o dub do meu irmão, é um eletrônico meio pop, meio psicodélico, que em certas épocas do mês até me agrada.  E me lembrou da minha adolescência, quando o techno estava apenas começando, eu ouvia front 242, nitzer ebb, nine inch nails, e metal!!!

Tudo bem que a minha banca de saber o que era dubstep foi totalmente destruída, mas é claro que não contei isso para ele. Para todos os efeitos, os adolescentes de hoje é que não sabem de nada, e enquanto eles estão indo com a farinha nós já comemos até o bolo! 

Videozinho: reação de um vovô ao Skrillex. Qualquer semelhança comigo é mera coincidência.... :-)


Um comentário:

  1. Ri muito! No começo dá uma pena do velhinho, depois termina muito legal, que bom que fui até o fim!

    ResponderExcluir